Perguntas Frequentes

1

O que é?

O Sinam não é um plano de saúde. É um sistema de atendimento médico que a Associação Médica do Paraná oferece para quem não quer depender do SUS e não pode pagar um Plano de Saúde. Com mais de 15 anos de atuação, o Sinam tem significativa representação social no Paraná, onde o usuário realiza consultas particulares a preço reduzido.

2

Como funciona?

O usuário do Sinam, estando com o seu cadastro e carteirinha dentro do prazo de validade, pode usufruir de consultas, exames e terapias em toda a rede referenciada.

3

Quem pode ter Sinam?

Qualquer cidadão pode ter o Sinam, inclusive quem possui plano de saúde. O Sinam tem se mostrado, ao longo destes anos, um grande facilitador de acessos aos médicos, clinicas, laboratórios de analises e imagens. É um sistema democrático e muitos simples, por não possuir condicionantes de idade ou doenças pré-existentes.

4

Posso incluir dependentes?

Os dependentes podem ser: filhos menores de 21 anos ou filhos estudantes até 23 anos mediante comprovação de matricula ou carteirinha de estudante com validade, pais e sogros acima de 60 anos, outros mediante comprovação (Imposto de renda, laudo médicos, etc.), não havendo custo adicional algum a taxa de adesão ou renovação para os dependentes.

5

O que devo fazer para ter Sinam?

O usuário interessado em adquirir o Sinam deve proceder da seguinte forma:

A) procurar uma de nossas unidades levando os seguintes documentos, RG, CPF e comprovante de residência do titular, para seus dependentes, RG, CPF;

B) Acessando nossa Web Center www.sinam-pr.org.br e buscando o “Faça Parte” para novo cadastro ou em “Sou Usuário” para renovação da anuidade. No “faça parte” o usuário poderá informar seus dados e de seus dependentes e anexar documentos digitalizados e imprimir o boleto de adesão no valor de R$ 140,00 (cento e quarenta reais). Em “Sou Usuário” poderá ser editado o endereço, incluir novos dependentes que será analisado pelos nossos funcionários.

C) A carteirinha de usuário será enviada pelo correio.

6

A cada quanto tempo devo revalidar o meu cadastro?

A carteirinha vale por 01 ano a partir da data de filiação ou renovação.

7

Qual o valor da consulta?

O valor da consulta na maioria das praças é de R$ 170,00 reais. Algumas cidades podem ter valores distintos

8

Onde encontro a relação de médicos referenciados para atender ao Sinam?

No ato da inscrição é entregue o Manual Informativo do Sinam que contém a relação de toda rede credenciada. Tal relação também está disponível no Webcenter Sinam e no aplicativo Mobile.

9

Além de médicos, existem outros serviços conveniados ao Sinam?

Procurando sempre atender aos seus usuários em toda a área de saúde o Sinam possui parcerias com clinicas ondotológicas, fisioterapêuticas, fonoaudiólogas, nutricionais, psicológicas.

10

Como eu faço para obter os benefícios de usuário do Sinam em laboratórios e clínicas conveniadas?

Tudo muito simples, basta entrar em contato com o prestador de serviços e agendar os exames identificando-se como usuário do Sinam. A escolha é livre e não existem carências ou necessidade de guias ou liberações.

11

Como faço os pagamentos?

O pagamento é feito diretamente ao prestador de serviços. O Sinam não recebe pagamento dos profissionais referenciados.

12

Como funciona o WebCenter Sinam?

O Webcenter é uma ferrameta de relacionamento do Sinam com os seus usuários e prestadores de serviços. A nossa filosofia de trabalho tem como objetivo a simplicidade. Por isso, todas as ações feitas por seu intermédio são de fácil execução.

13

O que eu posso fazer pelo WebCenter?

a) Pré agendar uma consulta.

b) Realizar novo cadastro ou renovar matricula vencida.

c) Consultar todos os médicos referenciados clínicas e laboratórios e parceiros de outras áreas de saúde.

d) Atualizar seu endereço ou incluir dependentes.

e) Saber informações sobre novos serviços ou novidades sobre o sistema.

f) Obter informações sobre documentação para se tornar um beneficiário.

14

O que é um Médico Referenciado?

Para ser Médico Referenciado, ele deve fazer parte do quadro associativo da Associação Médica do Paraná. Ao se associar, o médico deve apresentar comprovação de titulação e especialidade reconhecida pelo AMP ou órgão qualificador.

15

Tem algum tipo de carência?

Por não ser um plano de saúde, os beneficiários podem utilizar no mesmo dia todos os benefícios.

16

Quanto tempo leva para eu ter a carteira do Sinam?

O processo é todo informatizado e isso garante agilidade. Apenas a título de exemplificação, em nossa sede matriz todo o processo fica pronto em aproximadamente cinco minutos e a carteira de usuário é entregue na hora.

Se você fizer o cadastro pelo Webcenter Sinam, ao final do processo emite boleto com a taxa de inscrição ou renovação e no mesmo dia em que acusamos o pagamento, a carteira para o titular e dependentes é emitida e juntamente com o Manual do Sinam é enviada pelo correio.

17

Como devo proceder para renovação do cadastro?

O cadastro no Sinam é válido por um ano. Transcorrido este prazo, para continuar gozando dos benefícios, é necessário renová-lo.

A renovação pode ser feita de forma simplificada diretamente no Webcenter. Basta acessar o mesmo com seu login e senha, confirmar os dados, emitir boleto para pagamento de taxa de manutenção e seguir os procedimentos descritos na resposta da questão anterior.

18

Mudei o meu endereço ( físico ou eletrônico e-mail ), telefone ou dependentes. Como devo proceder?

Acessando o Webcenter, o usuário do Sinam deve entrar com seu login e senha e então pode conferir o seu cadastro fazendo as necessárias alterações.

19

Qual é a abrangência do Sinam?

A nossa atuação é no Paraná, onde possuímos mais de 1.500 médicos de todas as especialidades com profissionais referenciados pela Associação Médica do Paraná para atender ao usuário do Sinam.

20

O que é o Sinam Medicamentos?

O Sinam Medicamentos é mais um benefício conquistado para os nossos usuários. Todo usuário do Sinam, por ocasião da renovação do seu cadastro para emissão de nova carteira, pode aderir ao benefício do Sinam Medicamentos e gozar de descontos concedidos pelos laboratórios. Tais descontos variam de 10 a 60%.

Também conhecido como PBM (“Pharmacy Benefit Management” que significa em linguagem comum gestão de programas de benefícios em medicamentos). Este benefício cobre mais de 90% dos medicamentos de marca que normalmente são receitados pelos médicos.

21

Como eu faço para aderir ao Sinam Medicamentos?

Todo usuário do Sinam, ao revalidar a sua carteira e cadastro junto ao Sinam pode optar por este benefício.

A sua adesão se dará por opção do usuário no momento do cadastramento ou renovação do mesmo.

22

Posso inserir dependentes no Sinam Medicamentos?

Sim. Você pode inserir todos os seus dependentes para gozar destes benefícios mediante pagamento de taxa adicional.